
A candidatura é o processo que te permite formalizar a intenção de acesso e ingresso nos cursos de licenciatura (1º ciclo) ou Mestrado Integrado na Universidade de Évora , aos quais te podes candidatar através de diferentes modos de acesso (mais informação selecionando o modo de acesso):
Neste Portal disponibilizamos informação sobre a oferta de cursos na Universidade de Évora de Doutoramentos (3º ciclo) , Mestrados (2º ciclo) e Pós-Graduações , para informações sobre como efetuar candidatura, aceder a:
Para mais informações contactar atendimento@sac.uevora.pt.
A Associação Académica da Universidade de Évora (AAUÉ) representa todos os estudantes inscritos na Universidade de Évora e rege-se pelos princípios da democraticidade, da independência e autonomia. Organizada por setores nas mais diversas áreas como Ação Social, Cultura e Costumes Académicos, Apoio ao Estudante Internacional, Apoio aos Núcleos, Produção para o Desenvolvimento Académico, Projetos e Patrocínios, Apoio a Festividades Académicas, Desporto e Saúde, Imagem e AAUETv.
Esta é constituída por estudantes e pretende representar, trabalhar e acompanhar os estudantes da melhor forma possível durante o seu percurso na academia.
Associação Académica da Universidade de Évora de estudantes para estudantes
AAUE a tua Associação
Nos termos do Decreto-Lei nº 36/2014 de 10 de março e do Regulamento do Concurso Especial de Acesso e Ingresso do Estudante Internacional da Universidade de Évora (Despacho nº 67/2014), os candidatos que não tenham nacionalidade portuguesa e pretendam ingressar numa licenciatura ou mestrado integrado, devem candidatar-se ao ingresso através deste concurso especial, exceto os que:
Condições de acesso:
Podem candidatar-se à matrícula e inscrição nos ciclos de estudos de licenciaturas e mestrado integrado que disponibilizem vagas para este concurso os titulares:
Documentação:
Prazos:
Local: on-line em https://siiue.uevora.pt , devendo selecionar “Candidaturas internacionais - Fazer candidatura internacional”.
Informação relativa a vagas será divulgada brevemente.
SE já frequenta o ensino superior no seu país, pode fazer um período de estudos ao abrigo de Programas de Mobilidade. Saiba como aqui .
SE pretende fazer o curso completo, selecione o ciclo de estudos que pretende frequentar:
Serviços Académicos da Universidade de Évora
Telefone:
00 351 266 760 220 (das 10h00 às 15h00 - horário de Portugal)
Email:
estudanteinternacional@sac.uevora.pt
Fonte: Servidor web da Turismo do Alentejo ERT e da Agência Regional de Promoção Turística do "www.visitalentejo.pt"
A Universidade de Évora envolve-se em novas modalidades de ensino e de aprendizagem.
Oferece novas oportunidades para aqueles que não podem vir à Universidade, porque estão longe ou porque têm emprego, para continuarem a sua formação.
Novas oportunidades para a aquisição de conhecimento através do ensino em e-learning. Esta foi uma das modalidades escolhidas para enriquecer a oferta formativa da Universidade de Évora. Nesta modalidade o aluno tem uma maior autonomia na gestão do seu tempo. Os cursos oferecidos na modalidade e-learning são: Doutoramento em Matemática; Mestrado em Engenharia Informática; Pós-Graduação em Ambiente, Sustentabilidade e Educação; Pós-Graduação em Avaliação Educacional; Formação Contínua de Professores; e Formação ao Longo da Vida - Introdução ao e-Learning e a Ferramentas Colaborativas, Conceções de Natureza, Ambiente e Paisagem, Paisagem Urbana, Luz e Cor na Natureza, Estética da Natureza e da Paisagem.
Visite-nos em http://www.we-move.uevora.pt
Visando a tão necessária formação e capacitação científica de quadros superiores em S. Tomé e Príncipe e no quadro de uma já longa cooperação, a Universidade de Évora vai manter em funcionamento cursos de formação pós-graduada em S. Tomé e Príncipe no próximo ano letivo.
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, os candidatos à Universidade de Évora nos cursos com edição prevista para S. Tomé e Príncipe podem estar seguros de que vão encontrar um ensino moderno, concebido de acordo com os padrões europeus de exigência e qualidade, que lhes confere a mais elevada probabilidade de acesso ao mercado de trabalho e ao sucesso profissional, qualquer que seja o curso por que optem.
Os muitos séculos de existência da Universidade de Évora constituem inquestionavelmente um selo de garantia de qualidade, espelhado na acreditação por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, a A3ES, ao qual estes cursos também estão, e estarão sempre sujeitos. A qualidade da Universidade de Évora é provada ainda pelo sucesso que os nossos licenciados, mestres e doutores têm alcançado nas academias e nas empresas estrangeiras e nacionais, junto das quais se apresentam com um Diploma acrescido de um "Suplemento ao Diploma", tecnicamente inviolável, que garante todo o seu percurso académico e todas as competências formais e não formais adquiridas ao longo do curso.
Os cursos a funcionar em São Tomé e Príncipe são variáveis e definidos anualmente, encontrando-se identificados como “São Tomé e Príncipe” na lista de cursos disponíveis.
Na Universidade de Évora é possível candidatar-se e frequentar de forma livre diversas unidades curriculares isoladas, de licenciaturas, mestrados, doutoramentos e pós-graduações.
Esta possibilidade, iniciada no âmbito do processo de Bolonha, e dos processos de formação ao longo da vida, possibilida a inscrição em disciplinas isoladas, com a garantia de certificação, em caso de aprovação.
Com a frequência de unidades curriculares isoladas pode:
- atualizar ou ampliar as suas competências em áreas específicas;
- obter creditação ao matricular-se no respetivo curso.
Pode consultar a lista de UCs isoladas em http://www.estudar.uevora.pt/Oferta/Estudantes-Externos
Período de candidaturas a UCs isoladas: informação brevemente disponível.
Durante o período de inscrições as candidaturas são realizadas online em https://siiue.uevora.pt.
A Universidade de Évora (UÉ) e a Universidad de Extremadura (UEx) assinaram convénios específicos para o reconhecimento da dupla titulação universitária entre determinados cursos que compõem a sua oferta formativa.
Estes convénios estabelecem as condições que possibilitam aos estudantes que tenham concluído um determinado curso numa destas instituições de ensino superior (UÉ ou UEx) a obtenção da dupla titulação.
A Universidade de Évora e a Universidad de Extremadura assinaram convénios que possibilitam a obtenção de grau duplo nos seguintes cursos:
Licenciatura | Estudios de Grado |
Convénios (português e espanhol) |
Línguas e Literaturas
| Filología Hispánica e de Lenguas
|
|
Doutoramento | Doctorado |
Convénios (português e espanhol) |
Doutoramento em Matemática | Doctorado en Modelización y Experimentación en Ciencia y Tecnología (R007) |
pdf (pt) | pdf (es) |
Doutoramento em Literatura | Doctorado en Literatura |
pdf (pt) | pdf (es) |
Os estudantes da UÉ que pretendam obter a dupla titulação têm de ter aproveitamento nas licenciaturas da UÉ a um número mínimo de ECTS e obter aproveitamento num conjunto definido de UCs a funcionar na UEx. O mesmo acontece com os estudantes da UEx que pretendam obter dupla titulação, isto é, têm de ter aproveitamento nas licenciaturas da UEx a um número mínimo de ECTS e obter aproveitamento num conjunto definido de UCs a funcionar na UÉ.
As condições para a obtenção da dupla titulação variam de curso para curso. Por favor consulte os documentos relativos aos cursos abrangidos por convénios específicos de dupla titulação UÉ-UEx para informação detalhada e análise da tabela de UCs exigidas no âmbito dos respetivos protocolos.
Após conclusão das respetivas licenciaturas e aproveitamento nas UCs e ECTS no âmbito dos cursos abrangidos por convénios específicos de dupla titulação UÉ-UEx, os estudantes podem requerer o diploma pela outra Universidade.
Estes procedimentos variam consoante o ciclo de estudo. Por favor consulte os documentos relativos aos cursos abrangidos por convénios específicos de dupla titulação UÉ-UEx para informação detalhada e análise dos procedimentos a efetuar para obter a dupla titulação.
A candidatura para acesso e ingresso em cursos de licenciatura (1º ciclo) e Mestrado Integrado pode ser feita através do Concurso Nacional de Acesso (CNA) organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) ou através de Concursos Especiais organizados pela Universidade de Évora, designadamente para: Estudantes Internacionais (nacionalidade de um país fora da União Europeia); Maiores de 23 Anos; Titulares de outros cursos superiores; Titulares de CET ou TeSP; Mudança par instituição/curso.
Mais informações em “Candidata-te” .
Os Serviços Académicos da Universidade de Évora prestam todo o apoio nas candidaturas no âmbito do Concurso Nacional de Acesso, no Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) e nos Concursos Especiais (Balcão do Estudante – Sala 1).
A candidatura para acesso e ingresso na Licenciatura de Música é feita através de Concurso Local e está sujeita à inscrição e aprovação na Prova de Aptidão Vocacional Específica .
Mais informação sobre o Concurso Local e Prova de Aptidão Vocacional Específica, aqui .
Os Serviços Académicos da Universidade de Évora prestam todo o apoio nas candidaturas no âmbito do Concurso Nacional de Acesso, no Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES) e nos Concursos Especiais (Balcão do Estudante – Sala 1).
Esta é uma Bolsa destinada a estudantes que não disponham de um nível mínimo e adequado de recursos financeiros, que comparticipa os encargos com a frequência do curso ou realização de estágio profissional obrigatório e inclui um complemento para o alojamento aos alunos que fiquem alojados em residências da Universidade de Évora. O pagamento da bolsa é efetuado mensalmente e diretamente ao estudante através de transferência bancária.
As candidaturas são efetuadas on-line no site da DGES, em datas aprovadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em simultâneo com a candidatura ao concurso nacional de acesso ao ensino superior.
+ informação: www.sas.uevora.pt
FASE- UÉ
Esta medida é um apoio complementar aos estudantes da UÉ que não possam ser contemplados com bolsa de estudos que permite efetuar o pagamento total ou parcial da propina respeitante ao ano letivo, obtenção de senhas de refeição e/ou comparticipação dos custos de residência universitária.
FUNDO DE AUXÍLIO DE EMERGÊNCIA (FAE-UÉ)
Atribuído aos estudantes não abrangidos por bolsas ou outros benefícios de Apoio Social, o FAE-UÉ destina-se a prestar um apoio imediato em situações de carência económica por motivos imprevistos.
+ informação e condições de acesso em www.sas.uevora.pt
A Mobilidade é uma constante nas novas políticas do Ensino Superior, reporta a um sinónimo de Progresso, inovação, criatividade e competitividade. O seu objetivo primordial passa pelo alargamento dos horizontes, retirando as fronteiras e barreiras para uma educação global, tanto no contexto Nacional como Internacional, criando uma diversidade cultural, baseada na troca de valores, conhecimentos e experiências, levando à emergência de pessoal altamente qualificado. Através dos diversos programas de mobilidade existentes os nossos estudantes e diplomados podem beneficiar de uma experiência internacional e enriquecer o seu currículo académico e científico, bem como adquirir mais-valias ao nível profissional e pessoal.
ERASMUS+ Mobilidades (Estudos e Estágios) | Programa Luso-Brasileiro | Programa Almeida Garrett | Programa Vasco da Gama | Programa Erasmus Mundus | Cursos de Verão
Apoiamos a tua mobilidade - mobilidade@scc.uevora.pt
Programa +Superior
O Programa +Superior visa incentivar a frequência de instituições de Ensino superior público situadas em regiões do país com menor pressão demográfica, contribuindo assim para o desenvolvimento regional e para a plena utilização da capacidade educativa nacional, é o objetivo do Programa +Superior, no âmbito do qual o Ministério da Educação é Ciência (MEC) atribui Bolsas de Mobilidade.
As candidaturas podem ser efetuadas na plataforma da DGES
A Universidade dispõe de 7 residências universitárias com a capacidade para acondicionar 528 estudantes. As várias residências encontram-se dispersas pela cidade, todas elas têm acesso fácil e relativamente rápido aos edifícios que compõem a universidade, dispõem de salas de estudo, convívio e cozinhas, roupa de cama e atoalhados e acesso a rede wireless
, serviços como limpeza de cozinhas e espaços comuns, lavandaria geral.
As residências universitárias destinam-se a alojamento de estudantes matriculados no ensino superior que frequentam a Universidade de Évora, tendo como prioridade no acesso ao alojamento os alunos bolseiros dos SASUE.
Alojamento Privado
Existe a possibilidade de arrendar um quarto numa casa de família, ou um apartamento/casa mobilada que o estudante poderá compartilhar com colegas. A procura deste tipo de alojamento dependerá exclusivamente do estudante. De forma a facilitar essa procura, a Associação Académica da Universidade de Évora
faculta uma lista de alojamentos disponíveis.
Uma das preocupações dos Serviços de Ação Social no âmbito da alimentação é a de fomentar, quer a qualidade, quer a diversidade, na oferta apresentada aos estudantes. Assim, são apoiados por uma empresa de Qualidade Alimentar, que elabora criteriosamente as ementas, garante a qualidade dos géneros utilizados, estando certificados de acordo com o sistema de segurança alimentar HACCP.
A oferta alimentar inclui, para além das 3 opções do Refeitório Verney (prato principal, dieta e opção vegetariana), o prato do dia e toda a oferta do Snack-Bar Verney e também a ementa do Restaurante Cozinha do Cardeal, no Colégio Espírito Santo.
A Universidade de Évora dispõe ainda de outras unidades de alimentação que se encontram concessionadas e que para além do serviço de bar oferecem um serviço de refeições sociais e outras.
Os Serviços de Ação Social disponibilizam consultas médicas de clínica geral, a todos os estudantes que frequentem a Universidade de Évora.
+ informação: www.sas.uevora.pt
O endereço de e-mail conta.connosco@uevora.pt foi criado na Universidade de Évora para que os estudantes possam colocar questões e reportar de forma oficial as dificuldades sentidas no seu percurso académico, ficando os diferentes Serviços aptos a responder e atuar de forma mais célere e eficaz.
Esta medida surgiu na sequência de um estudo exaustivo, desenvolvido durante 2015 por uma equipa pluridisciplinar de investigadores e técnicos da Universidade de Évora para identificação das causas do Abandono Escolar na Universidade de Évora .
Para além disso, foram ainda planificados seminários temáticos CONTACONNOSCO, que abordam temas relacionados com o desenvolvimento e obtenção de competências transversais como o Planeamento, Organização e Gestão do Tempo; Autorregulação do Estudo e Aprendizagem; Educação Financeira; Comportamentos de Risco e Hábitos de Vida Saudáveis; Pesquisa Bibliográfica e apoio à Elaboração de Trabalhos Académicos; e Procura do Primeiro Emprego. Estes seminários são dinamizados por docentes da Universidade de Évora e dirigem-se a todos os estudantes da academia.
Para mais informações sobre o Programa CONTACONNOSCO acede ao link: http://www.estudar.uevora.pt/apoio_ao_estudante/gae/Contaconnosco